Em agosto de 2019 aconteceu a 9ª edição da BrazilJS Conf, evento da qual sou um dos fundadores.
Aprendemos muito nessa jornada de quase uma década. Ano após ano aprendemos e implementamos mudanças no evento.
Vivemos em tempos assustadores e eu não pude deixar de dialogar com todos presentes no evento de maneira transparente e sincera.
Algumas pessoas me questionaram sobre o discurso, perguntando se eu não estaria afastando pessoas que não concordam com o posicionamento da BrazilJS.
Mas esperem um pouco, qual posicionamento?
Minha resposta foi a mesma para todos: Só existem 2 lados, o lado certo e o errado, e tenho plena convicção de que eu Jaydson e minha empresa estão do lado certo.
Não é difícil de entender, não se trata de política, de ideologia ou de opinião.
Estamos do lado certo. O lado onde não se prega o ódio, o lado onde as pessoas vêm em primeiro lugar, o lado onde todos(as) têm direitos e oportunidades iguais. É simples, na verdade.
Caso concorde comigo ou tenha a mente o minimo aberta, continue lendo o post e veja o meu discuro na abertura do evento.
BrazilJS Conf, 23 de agosto de 2019, 09:30am
Bom dia galera!
Muito obrigado por estarem mais uma vez aqui presenciando o que é maior conferência JavaScript do planeta!
Sério! Vocês tem noção disso?
Uma linguagem de programação que até pouco tempo atrás era tratada como brinquedo, hoje é a linguagem mais popular do mundo.
O JS é onipresente.
E a BrazilJS Conf é o maior evento dessa linguagem, e ele acontece aqui no Brasil, aqui em Porto Alegre. Que negócio inimaginável esse!
Bom, esta é a 9ª edição. Já são 9 anos consecutivos fazendo isso. E estamos prontos para a 10ª, 15ª e para a 20ª.
Nestes 9 anos muito coisa mudou.
Vivemos em tempos “assustadores”.
Estamos em um presente distópico.
(Acho que ficamos muito tempo na Netflix e agora parece que estamos no mundo invertido)
Voltamos a ter negadores.
Negadores da ciência, negadores da cultura, negadores de coisas básicas, como o mínimo do direito do ser humano.
“Ah, lá vem o Jaydson falar de assuntos não técnicos em evento de tecnologia”.
A BrazilJS só existe em primeiro lugar por um motivo: a comunidade, pelas pessoas.
Sim, Felipe e eu acreditávamos no JavaScript, na tecnologia, mas o principal sempre foi a comunidade.
E qual melhor lugar para falar de todos os tipos de assunto que um evento de tecnologia, onde todo mundo é louco para resolver problemas. Problemas são resolvidos para quem? Para pessoas.
E esse é o ponto, não se faz evento de tecnologia só por tecnologia. Tecnologia é legal, vocês vão ter mais de 20 palestras aqui, conteúdo inédito, hackathon, eventos extras, desafios, a cabeça vai fervilhar, mas vocês não estão aqui só por isso (eu acredito), vocês estão aqui por algo a mais.
Vocês estão aqui pelas pessoas.
Vocês estão aqui para conversar com alguém que te ajudou no Twitter uma vez, para conversar com a palestrante que faz um trabalho que te inspira.
Esse é o verdadeiro motivo de estarmos todos aqui hoje reunidos. Para fazer conexões, para aprender, e para quem sabe fazer um mundo melhor.
Evento de tecnologia é sim lugar para se debater sobre todo tipo de assunto, e fazemos isso com orgulho aqui na BrazilJS.
Eu desejo a todo mundo um excelente evento, que a BrazilJS Conf 2019 possa marcar a vida de vocês, que vocês saiam daqui com mais ideias, com vontade de aprender ainda mais e o mais importante, que saiam daqui com a cabeça mais aberta não só para tecnologia, mas para a vida.
Na BrazilJS não somos negadores de ciência. Não somos negdores de cultura.
Vamos sair daqui e testar tudo que foi dito, isso é ciência.
Só a cultura salva, para isso, eu apresento a vocês: DoubleTap (A DoubleTap foi a banda que acompanhou o evento todo, trazendo releituras acústicas de clássicos do Rock, Pop e músicas escolhidas pelas pessoas que palestraram no evento)!