Em 2008, eu e o Felipe Moura começamos a notar o movimento que estava acontecendo lá fora em torno do JavaScript e pensamos: “Por que não podemos ter este movimento no Brasil também?”

Inclusive, este post emblemático ilustra nossa vontade em fazer acontecer aqui no Brasil algo semelhante.

2012 tem sido um excelente ano para o JavaScript no Brasil. Na verdade, a linguagem está em extrema ascensão nos últimos anos, no mundo inteiro.

No Brasil, o cenário começou a mudar após a conferência BrazilJS 2011.

O evento foi o start para que grupos regionais emergissem. Primeiramente foram criados os grupos RioJS e o PernambucoJS, que logo após incentivou a criação do SampaJS, BeagaJS e RSJS e por aí vai.

A tendência de surgirem novos grupos e comunidades era esperado, mas isso demanda uma atenção especial, um segundo nível de organização. Ter informações e pessoas engajadas foi um grande primeiro passo, porém precisamos agora organizar isto tudo, certificar que a informação é de qualidade e manter as pessoas motivadas. Para isto, estamos trabalhando duro para criar, motivar e incentivar a evolução do JavaScript no Brasil, e seus envolvidos/interessados.

Começamos agora mais uma iniciativa pioneira e ela se chama BrazilJS Foundation, nosso novo esforço nesta direção que temos plena convicção que trará excelentes resultados para o JavaScript por si só, mas também para as comunidades, desenvolvedores, instituições e empresas.

Nossa missão com esse projeto é apenas uma: transmitir conhecimento e ajudar pessoas.

Este é só o anúncio de boas-vindas. Temos uma tonelada de ideias na cabeça e pessoas dispostas a torná-las realidade. E você, quer vir com a gente?