Tive o prazer de conhecer pessoalmente o Michal Budzynski no BrazilJS.
Dentre tantas excelentes palestras, a do Michal realmente abriu a mente de muitas pessoas.
Jogos desenvolvidos em Javascript já existem há um bom tempo, como o próprio Michal mostrou, mas agora cada vez mais isso se torna uma realidade.

Hoje venho falar de um Framework criado pelo Michal, o Mibbu.
O Mibbu fornece tudo que precisamos para criar um jogo em Javascript de maneira rápida, e isso com menos de 2.5KB de código.
Uma das features que me chamou a atençao no Mibbu, foi a possibildade de criar Games tanto utilizando Canvas ou DOM .
É possível escolher qual o tipo de reenderização com apenas uma chamada de função, desta maneira o seu jogo pode rodar tanto em navegadores que suportam Canvas, ou naqueles que não suportam.
Desde a versão 0.2 (que saiu hoje, 23/05/2011 http://twitter.com/#!/michalbe/status/72435732635070464) o Mibbu também suporta animações em CSS3 O/

Features do Mibbu:

  • Reenderização usando Canvas ou DOM
  • Animação de Sprites (usando Canvas, DOM ou CSS3)
  • Detecção de Colisão, com definição de zonas de colisão
  • Gerenciamento de plano de fundo
  • Funções callback depois de um certo número de frames

Exemplo:
Open Odyssey - Jogo open-source Javascript criado utilizando o Mibbu Framework.

Curiosidade:
Tanto o Mibbu quanto o Open Odyssey foram criados pelo Michal em 5 dias para a Mozilla GameOn Competition.

Ambos projetos obviamente estão no GitHub:
Mibbu: https://github.com/michalbe/mibbu/
Open Odyssey: https://github.com/michalbe/open-odyssey

Faça um fork, e comece agora a desenvolver seus jogos em JavaScript!