Nos últimos meses tive a oportunidade de apresentar uma palestra nova em 4 eventos.
A palestra, apesar do nome contraditório, não fala sobre o Sublime Text, mas sim sobre o processo de desenvolvimento FrontEnd.
Apresento um case bem legal de um projeto que trabalhei no Terra, e mostro como mudamos radicalmente(para melhor!) o nosso processo de desenvolvimento FrontEnd.
Os slides estão abaixo, mas em breve disponibilizo o vídeo.
Os eventos que apresentei a palestra: TDC POA, WebBR, EATI, FrontInPoa.

Descrição:

O mundo muda constantemente.
Na tecnologia isso é mais evidente, o avanço é exponêncial, e quase não conseguimos acompanhar o que há de mais novo na área em que atuamos.
No desenvolvimento de software, a mudança pode influenciar diretamente no sucesso do mesmo. Novas tecnologias, novas ferramentas, novas linguagens, tudo isso deve ser considerado.
O JavaScript ocupou o lugar de linguagem mais querida e popular no mundo, depois de passar anos sendo incompreendida.

Esta mudança é reflexo do avanço da linguagem, das ferramentas e de todas as tecnologias que a cercam.
O modo de se desenvolver código client-side mudou, e para melhor.
O ambiente de desenvolvimento não é mais o mesmo, hoje temos um arsenal de ferramentas que nos ajudam a criar aplicações robustas, escaláveis e de qualidade.
Praticamente tudo que existe para melhorar o desenvolvimento de software em alguma outra linguagem, também existe para JavaScript.
Testes unitários, testes funcionais, ferramentas de build, validação de sintaxe, validação de convenções, integração contínua, etc.

Todos os itens acima, e muitos outros, são essenciais em qualquer tipo de software, e atualmente temos o poder de tornar nossas aplicações JavaScript muito mais confiáveis do que há alguns anos.
O objetivo da palestra é apresentar as principais ferramentas, tecnologias e técnicas disponíveis para o desenvolvimento de aplicações client-side, além de mostrar na prática, como mudamos completamente o processo de desenvolvimento FrontEnd em um dos maiores portais da América Latina, o Terra.