Acid for the children foi lançado em 2019.
Esse é o título do livro de memórias de Michael Peter Balzary , o Flea, que para quem não sabe, é o lendário baixista de uma das maiores bandas da história do Rock, o Red Hot Chilli Peppers.
O livro estava na minha lista de livros a ler em 2020, mas não aguentei esperar. Furei a fila, e olha, que jornada!
Começo já deixando uma dica de experiência diferente, que nesse caso faz toda a diferença: AudioBook.
O AudioBook, formato em áudio (narração) do livro escrito é uma ótima opção e já ouvi alguns esse ano.
Só que um AudioBook narrado pelo autor, e nesse caso, o artista, nos proporciona uma experiência totalmente diferente e prazerosa.
Após finalizar o livro, em poucas semanas, eu passei a sentir saudade do Flea. Saudade aquela que sentimos de um amigo próximo, sabe?
E é justamente isso, ao ouvir as histórias contadas pelo Flea, fazemos uma sensacional imersão em sua vida e o artista se torna um amigo próximo.
Acid for the children não é um livro sobre a história de Flea com o os Chili Peppers.
Flea foca o seu livro justamente no contrário: contar sua vida antes da fama e da popularidade.
O livro é formado por mini relatos, alguns bem curtos e outros mais longos.
Esses relatos são organizados de forma cronológica e às vezes temos um fast-forward para fazer o vínculo com alguma história mais atual.
Flea nos conta sobre sua vida na Austrália e seu relacionamento problemático com seu pai, sua mudança para os EUA e o início do que viria a ser o embrião de sua carreira.
Fica muito claro, e Flea faz questão de salientar o amor e amizade entre ele e Anthony Kiedis, vocalista do Red Hot.
É daquelas amizades raras. Por mais que eu já soubesse desse vínculo dos dois, é muito legal saber exatamente como e quando aconteceu. Saber das brigas, histórias e confusões.
Além de Kiedis, Flea também destaca outro grande amigo, Hillel Slovak, a pessoa que basicamente o introduziu no mundo Rock, inclusive ensinando e incentivando a tocar baixo.
Acid for the children não é um livro apenas para quem é fã de Chili Peppers ou do Flea.
Para quem, assim como eu, é amante do Rock e da música em geral, saber de detalhes tão pessoais de um artista ícone como Flea, é muito gratificante.
A jornada de escutá-lo toda noite, dar risadas de suas histórias hilárias e chorar com momentos tristes foi uma das legais que tive esse ano.