Um assunto que está em alta ultimamente na área de desenvolvimento Web são as RIAS, ou aportuguesando, Aplicações Ricas para Internet.
Essas aplicações se assemelham as aplicações Desktop, isto é, rodam na plataforma Web, mas possuem funcionalidades semelhantes aos programas compilados.
Segundo o artigo publicado por Erko Bridee de Almeida, que é moderador do Portal Java(www.portaljava.com) e atua como analista e desenvolvedor Java na Wise Systems que trata sobre RIA e Web 2.0, RIA é mais do que uma tecnologia é um conceito.

RIA faz com que os usuários tenham uma experiência mais agradável e eficiente no uso das aplicações, e isso é possível através do uso da internet e das tecnologias disponíveis.
“RIA é a combinação da interatividade e funcionalidades do Desktop com a abrangência e flexibilidade da Web”.
Atualmente existem diversas tecnologias e ferramentas disponíveis que auxiliam no desenvolvimento de RIA’s, entre elas:
Ferramentas da Adobe (inclusive foi a Macromedia/Adobe que inventou este termo “RIA” em 2002) como Flash, Flex e Air.
Da Microsoft existe o Silverlight.
Na área de Java tem o JavaFX.
OpenLazlo da Lazlo Systems e Frameworks baseados em Ajax como o Google Web ToolKit.

Meu trabalho de conclusão de curso abordou exatamente este assunto, e acabei desenvolvendo um Framework para implantar interfaces RIA em sistemas Web(em um outro Post eu dou mais detalhes sobre isto).
O que acho é que temos tecnologia suficiente hoje para desenvolver aplicações Web bem diferentes e mais ricas do que as tradicionais, e consequentemente caimos em RIA.
Como usuário do Meebo(www.meebo.com), posso dizer que essa é uma excelente aplicação web RIA, onde conseguimos conversar através de mensagens instantâneas com a mesma facilidade que o MSN ou algum outro software Desktop.

Bom essa foi uma pequena introdução sobre o assunto, em breve pretendo colocar mais conteúdo.
Para quem se interessou, fique à vontade para entrar em contato.

Saber compartilhar o conhecimento é evoluir.