E aí galera.
Hoje (03/03/2012) foi o dia do #RSJS, a conferência gaúcha de JavaScript (post sobre o evento).
Juntos, eu e  o @felipenmoura, conseguimos organizar um evento local de JavaScript que movimentou cerca de 100 pessoas.
Contamos com o  apoio forte do pessoal da Grifo, que além de ser o principal patrocinador/apoiador do evento, desenvolveu o site, e ajudou com vários outros detalhes que fizeram a conferência ser um sucesso.

Entre os outros patrocinadores/apoiadores contamos com a TargetTrust, que sorteu cursos de JavaScript para os participantes, a E-core, que sorteou um Kindle (uma das poucas mulheres presentes ganhou. Sortuda hein @griebler). Outro apoio importante foi o da GoNow, que cobriu o evento, filmando todas as palestras. As palestras estarão disponíveis no site do RSJS, e no blog da GoNow(http://www.gonow.com.br/blog).
Ainda contamos com o apoio do Mailee, que sorteou contas no serviço, e uma vaga em um workshop, promovido por eles.
No final ainda teve sorteio de livros(de JavaScript é claro) da Novatec, outro importante apoio (agradecimento especial ao David William que fez o meio de campo com a Novatec e conseguiu os livros).

Sobre as palestras, o conteúdo foi realmente como o esperado, muito bom. Começamos o evento já mostrando que o evento teria um nível excelente. A palestra do Juan Maiz sobre Haskell foi inspiradora. O Juan, com sua larga experiência fez um link entre Haskell e JavaScript, mostrando todo o poder de uma linguagem funcional. Realmente muito boa a palestra, uma das melhores que já vi.

O Felipe Moura apresentou a sua também excelente palestra sobre Acessibilidade, mostrando o que devemos fazer para tornar nossos sites acessíves. Em resumo, ele mostrou que com pouco código e boa vontade isso se torna possível.

O Renatho, sócio-diretor da Grifo, apresentou descontraidamente a técnica de JavaScript não obstrutivo, além de mostrar que é maluco o suficiente para fazer paraquedismo.

Na volta do almoço, o Jean Carlo Emer foi a fundo nos eventos, mostrando no bit, como funcionam nativamente no Browser, e com o jQuery. Muito boa a palestra.

Depois disso, foi minha vez de falar. Fiz uma palestra sobre Web Performance, onde abordei técnicas, práticas e tecnologias para otimizar a performance de um site. Além disso apresentei um estudo de caso de como reduzimos em 60% o tempo de carregamento da capa do Terra, mostrando quais técnicas falharam e como chegamos em uma solução. A minha palestra já está publicada aqui no Blog: http://jaydson.com/extreme-web-performance-rsjs-2012/

Na volta do Coffe-break, o Ricardo Tomasi fez uma boa palestra sobre CoffeeScript e NodeJS. Confesso que fiquei com vontade de estudar o CoffeeScript. O Ricardo ainda fez um demo, usando Coffe, Node, WebSockets e fez a galera interagir em um mini-jogo. Bem interessante a palestra, e muito bem explicada.

Pra fechar, novamente o Felipe Moura, apresentou a excelente palestra sobre CSS3. Além de mostrar vários efeitos possíveis, o Felipe ainda mostrou como os Browsers ainda estão correndo para implantar as novas features e que muitas delas ainda não funcionam corretamente. O Felipe ainda mostrou o demo de um projeto que deve lançar em breve, uma ferramenta para testes em CSS3(3D) , que é um dos experimentos mais legais de CSS3 que já vi na interwebs.

Bom, é isso pessoal. Quem não conseguiu comparecer, fica o convite para o BrazilJS, que será em agosto. Fiquem ligados que em breve vamos ter mais novidades. E para quem é de outro estado/cidade, não existe evento JavaScript por aí? Crie um.